terça-feira, 2 de agosto de 2011

Por Que Sentimos Mais Vontade de Comer no Inverno?


   O tempo esfria e o organismo sofre mudanças no apetite, nós sentimos menos vontade de consumir alimentos como saladas, frutas e verduras e prefere comidas quentes e mais calóricas como massas, pães e chocolates. No inverno, a temperatura corporal diminui e para nos aquecer, utilizamos mais energia.
 O corpo perde a vontade de fazer atividades que propiciam aquecimento, tornando o organismo mais preguiçoso. E além disso, há redução de serotonina (neurotransmissor que conduz a transmissão de uma célula nervosa para outra). No inverno, as pessoas ficam mais deprimidas e por isso acabam comendo mais para aumentar a produção deste neurotransmissor, que é responsável pela sensação de bem-estar.
   Porém, se a alimentação for desequilibrada no inverno, quando chegar o verão o organismo vai querer a mesma quantidade de comida.
   Por isso, mesmo no inverno, a alimentação deve continuar equilibrada, com a ingestão de frutas, verduras e legumes. É importante também não pular as refeições e reduzir o intervalo entre elas, o que ajuda a manter o corpo aquecido e a fome controlada. A prática de exercícios físicos também é fundamental, já que mantém o metabolismo acelerado e gasta a energia extra.


Já exagerou no inverno? No verão também? Comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário