segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Alguns Alimentos Indispensáveis ao Organismo:

1 - Peixe:
 É uma ótima fonte de proteína, por apresentar baixo teor de gordura saturada. Alguns peixes como salmão e bacalhau são ricos em ômega 3, uma substância muito importante e que não é fabricada  pelo corpo humano. Essa substância á capaz de diminuir o colesterol "ruim" (LDL) e aumentar o colesterol "bom" (HDL), prevenindo também derrames e infartos.
   é recomendável comer peixe de 2 a 3 vezes por semana.


2 - Azeite de Oliva:
   O azeite de oliva é rico em gorduras monoinsaturadas, que ajuda a elevar o HDL e a reduzir o LDL. O azeite também propriedades antioxidantes e combate os chamados radicais livres, associados ao câncer.
   Para se aproveitar os benefícios do azeite, é recomendável consumi-lo na forma extra virgem, menos refinada. Como suas propriedades se perdem no aquecimento, ele deve ser usado frio, nas saladas como tempero.
   é recomendável ingerir 20ml (equivalente a 2 colheres de sopa) diariamente.
3 - Brócolis:
   Entre as hortaliças, o brócolis é a que tem a maior concentração de ferro, em média 15mg por 100g do vegetal. Além do ferro, o brócolis também tem vitamina C, A, ácido fólico, cálcio, selênio e potássio. Mas a grande vantagem é a de possuir luteína e bioflavonoides, poderosos antioxidantes.
   O brócolis pode ser comido diariamente junto ás refeições.


4 - Alho:
   O alho é fonte de cálcio, ferro, fósforo, ferro, magnésio, potássio, selênio e vitamina C.A alicina, substância química que dá o odor e sabor característico do alho, é a grande responsável pela maioria de suas propriedades funcionais. Entre os benefícios do alho estão: a diminuição dos níveis de colesterol, ação antioxidante, prevenção de doenças cardiovasculares e aterosclerose e diminuição do risco de obter câncer de cólon.
   Como o aquecimento acima de 50ºC destroi seus princípios ativos, o recomendável é consumi-lo cru, no tempero de saladas, por exemplo.
   É sugerido ingerir por dia 4g, o equivalente a 2 dentes de alho.


5 - Tomate: 
   Possui um alto teor de licopeno, substância antioxidante que combate os radicais livres, e também o responsável pela cor avermelhada do tomate.
   Os produtos derivados do tomate, como o molho de tomate, por exemplo, possui mais licopeno disponível do que o tomate in natura, já que essa substância aumenta com o calor.
   Podemos ingerir tomates todos os dias, nas saladas.

6  - Aveia:
   O consumo regular de aveia ajuda a prevenir doenças cardíacas. Isso se deve a uma fibra solúvel chamada betaglucano, que ajuda a reduzir o LDL. A aveia também ajuda a regular o funcionamento do intestino. Ela também ajuda a prevenir o câncer do intestino e do tubo digestivo.

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