domingo, 10 de julho de 2011

O Que é a Neblina?

   Quando o vapor d'água é submetido a um resfriamento, ele tende a se condensar, formando uma névoa parecida com uma nuvem e quando essa névoa fica perto da superfície, é chamada de neblina.
   Na natureza, há várias maneiras de formar neblina e isso depende muito da topografia e da distância das fontes de umidade, como rios, lagos e oceanos. É comum aparecer nevoeiro noturno e regiões onde há rios. Durante a noite, a umidade resultante da evaporação do rio se resfria e surge a névoa. Frentes frias também produzem neblina. Quando chega um vento glacial das regiões polares, ele faz com que o vapor das águas costeiras mais quentes se condense. Há também nevoeiros que são formados em montanhas perto do mar. São formadas pelo vento que sobe do mar às montanhas, cuja temperatura é mais baixa.
   O fenômeno também é fácil de ser observado em automóveis durante o inverno, quando dentro do carro fica mais quente do que fora. Nesse caso, os vidros, por estarem em contato com o frio externo, permanecem gelados. Então, as gotículas de vapor, que estão no ar interno do veículo, ao entrarem em contato com o pára-brisa, se condensam e o embaçam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário