domingo, 31 de julho de 2011

A Importância da Amamentação


  Vantagens da amamentação:
•Para o bebê: a amamentação protege as crianças contra otites, alergias, vômitos, diarreias, pneumonias, bronquites e meningites. Além disso, melhora o desenvolvimento mental do bebê. O leite é mais facilmente digerido, promove uma ligação emocional muito forte e precoce entre mãe e filho, e auxilia na  formação da boca e no alinhamento dos dentes. A amamentação é indicada até os 2 anos.
•Para a mãe: a mãe sente-se mais segura e menos ansiosa, faz queimar calorias e com isso a mulher volta mais depressa ao peso que tinha antes da gravidez, ajuda o útero a regressar ao seu tamanho normal mais rapidamente e protege de algumas doenças como cancro de mama e de ovário, osteoporose e anemia.
 Cuidados Especiais:
Até os seis meses a criança deve ser alimentada exclusivamente com leite materno. A partir daí, outros alimentados, como sopas e sucos, passam a ser introduzidos na dieta.
   O leite adaptado (leite em pó) é muito diferente do leite materno e sua utilização tem riscos para o bebê. Ele aumenta o risco de alergia ao leite de vaca, otite, amigdalite, bronquite, pneumonia, diarreia, infecção urinária e septicemia (infecção geral no organismo). Os indivíduos também podem desenvolver diabetes tipo 1 e obesidade na fase adulta.
   A mulher quando está amamentando, deve ingerir 500 calorias a mais da necessidade diária, se alimentar de maneira equilibrada e adequada, e bastante líquido. O que aumenta a produção de leite é a quantidade e qualidade do alimento ingerido. O repouso também é essencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário