sexta-feira, 1 de julho de 2011

Curiosidades Sobre o Sol


   O Sol é a estrela mais próxima da Terra (150 milhões de Km de distância) e o centro do Sistema Planetário Solar, onde gravitam os corpos celestes, como os planetas, planetas anões, asteróides e cometas.
   Demora-se 8 minutos para a luz do Sol chegar até a Terra.
   O sol possui uma massa 332 900  vezes maior que a da Terra, e um volume 1 300 000 vezes maior que o do nosso planeta. Para se ter uma ideia, dentro do Sol, caberiam 1milhão de planetas Terra.
   O Sol é composto primariamente de hidrogênio (74% de sua massa, ou 92% de seu volume) e hélio (24% da massa solar, 7% do volume solar), com traços de outros elementos, incluindo ferro, níquel, oxigênio, silício, enxofre, magnésio, néon, cálcio  e crômio.
   O Sol, tal como outras estrelas, é uma esfera de plasma que se encontra em equilíbrio hidrostático entre as duas forças  principais que agem em seu interior. Em sentido oposto ao núcleo solar, estas forças são as exercidas pela pressão termodinâmica, produzida pelas altas temperaturas  internas. No sentido do núcleo solar, atua a força gravitacional. O Sol é uma estrela da sequência principal que contém cerca de 99,86% da massa do Sistema Solar.
   As reações que ocorrem no núcleo do Sol são enviadas em forma de luz, calor e radiação. Ele é a fonte de calor e luz de todo o sistema Solar e sua luz demora 8,3 minutos para chegar à Terra.
   O Sol é uma estrela magneticamente ativa, suportando um forte campo magnético, cujas condições mudam constantemente, variando de ano para ano e revertendo-se em direção aproximadamente a cada 11 anos, em torno do máximo solar.
   O campo magnético do Sol gera vários efeitos que são chamados coletivamente de atividade solar. Estes incluem as manchas solares na superfície do Sol, as erupções solares e as variações no vento solar.
   Efeitos da atividade solar na Terra incluem auroras de médias a altas latitudes, a ruptura de comunicação de rádio e potência elétrica. Acredita-se que a atividade solar tenha tido um importante papel na formação e evolução do Sistema Solar. A atividade solar constantemente muda a estrutura da ionosfera  terrestre.
   O Sol tem papel fundamental na vida do nosso planeta, pois sem ele, a Terra seria uma bola de gelo.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário