sexta-feira, 10 de junho de 2011

A Sua Saúde nas Suas Unhas


   Produzir unhas saudáveis é uma tarefa sensível e complexa para o corpo humano. Se faltar algum ingrediente como zinco, ferro, entre outros, a matriz ungueal, responsável pelo seu crescimento, faz um trabalho mal feito.
   Veja agora alguns alertas sobre as unhas:
•Unhas amareladas: No caso de fumantes, o amarelo vem da impregnação da nicotina, liberada principalmente sobre a unha dos dedos médios e indicador. Em outros casos, baixa imunidade, que atrai fungos, como a cândida, que pode deixar as unhas amareladas.
•Unhas azuladas: Doenças pulmonares, como asma, bronquite, efisema, entre outras, dificultam a passagem de oxigênio no corpo. Quando isso acontece, o sangue chega a alguns órgãos e tecidos já desoxigenados, ou seja, mais azulado, o que se reflete nos vasos sanguíneos abaixo das unhas.
•Unhas vermelhas: Causadas por problemas de circulação ou endorcadite bacteriana. Neste caso, o endocárdio, membrana que reveste o coração, é invadido por bactérias que se multiplicam e migram para outras partes do corpo, como as unhas.
•Unhas com manchas brancas: É um sinal de deficiência alimentar, que além disso, causa unhas secas e quebradiças.
•Unhas esbranquiçadas: Aparece, geralmente, em pessoas com problemas de fígado, como cirrose. Com a queda da taxa de albumina, substância proteica fabricada no fígado e liberada no sangue, a lúnula cresce, dando à unha um aspecto opaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário