sábado, 4 de junho de 2011

Soluço?


   O soluço é uma respiração com espasmos, provocada pelo súbito fechar da glote ( abertura localizada na laringe, que serve de passagem de ar para os pulmões ) simultâneo à contração do diafragma ( músculo respiratório situado entre o abdómen e o tórax ). 
   Todas as pessoas já sofreram de soluço em algum momento de suas vidas, esse problema é bastante comum e se manifesta no momento em que menos esperamos. Até mesmo os bebês no útero podem ter soluços. O soluço tem uma série de causas, inclusive indigestão e ingestão rápida de alimentos. Quando você come rápido, às vezes, engole ar. Esse ar engolido, pode sair na forma de soluços. Outras possíveis causas também são: excesso de gargalhadas, distensão gástrica depois de beber algo, mudanças de temperatura na garganta e ingestão de alimentos em grande quantidade. Podendo também até ter relação com o sistema neurológico ou metabolismo.
   Existem muitas crenças que dizem que acabam com o soluço, mas a melhor forma de acabar com ele é tomar um copo de água, fazendo alguns intervalos para prender a respiração por alguns segundos. Ou, então, engolir ar, mas daí você provavelmente irá arrotar, por causa do acúmulo de ar, então não é muito recomendado quando está com outras pessoas. Caso você ainda não consiga parar de soluçar, procure ajuda médica.
   Uma forma de evitar o soluço, é comer lentamente.
   A maioria dos casos de soluço tem duração breve, mas existem situações em que a pessoa soluça durante horas. E, em alguns casos raros, o soluço tornar-se crônico e durar anos.
   Procure um médico se as crises de soluço durarem mais de 24 horas. O soluço crônico geralmente requer acompanhamento neurológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário