segunda-feira, 6 de junho de 2011

Por que Gatos tem Medo de Banho?


   É sempre muito difícil dar banho em gatos, eles se esperneiam, miam, tentam arranhar e fugir, às vezes é preciso ajuda de outras pessoas para dar banho neles. Mas por que essa aversão tão grande do gato à água.
   Uma explicação válida teria relação à trajetória de evolução dos felinos. Os gatos domésticos que conhecemos hoje são descendentes de uma espécie de gatos selvagens que vivem numa região conhecida como Crescente Fértil entre o leste do Mediterrâneo e o Iraque. Foi nessa região que começou o processo de domesticação desses animais, há 10 mil anos, numa época em que começava o desenvolvimento da agricultura e a estocagem de grãos. Esse armazenamento atraía ratos, que por sua vez, atraíam gatos selvagens que queriam caçá-los. Com isso, os seres humanos perceberam que era bom ter os gatos por perto e passaram a tolerar a sua presença. Com o passar do tempo, essa espécie de gato selvagem foi perdendo algumas características e mantendo outras, o que deu origem ao gato doméstico que conhecemos. A espécie deixou de ser feroz, por exemplo. No entanto, manteve outros traços, como a adaptação para caçar presas em terra e nas árvores, mas não na água. Por isso, o gato doméstico já nasce com medo da água.
   Embora conheça a origem desse hábito dos gatos, a ciência ainda não sabe o que está por trás dele.
   A aversão à água não é uma regra dos felinos. Há casos como o da onça pintada, que nada muito bem e faz isso frequentemente para caçar animais aquáticos como cágados, jacarés e serpentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário