sexta-feira, 10 de junho de 2011

Pessoas Que Não Sentem Dor


   A dor é uma sensação odiada pela maioria das pessoas. Mas é uma sensação extremamente necessária. Quando acidentalmente você corta seu dedo com uma faca, você sente dor e imediatamente pára a ação. Se você não sentisse dor, você poderia até ficar sem dedo. E é esse, o tipo de perigo que algumas pessoas sofrem, por conterem uma doença chamada Síndrome Riley-Day. Trata-se de uma ausência congênita de sensibilidade à dor. É causada por uma mutação num gene encarregado da síntese de um tipo de canal de sódio que se encontra principalmente em neurônios encarregados de receber e transmitir o estímulo doloroso.
   As pessoas que possuem essa doença, tem o tato absolutamente normal, apenas não sentem a sensação de dor. Essas pessoas precisam sempre serem vigiadas, ou pelo menos, nunca ficarem sozinhas para que diminua o risco de lesões corporais. Geralmente essas pessoas morrem cedo, por causa de traumatismos e lesões perigosas. 
   Esse transtorno é hereditário e não tem cura. Os sintomas estão presentes logo ao nascimento e vão piorando ao longo da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário