sábado, 11 de junho de 2011

Nossa Galáxia Tem Uma Irmã Gêmea


   A galáxia chamada NGC 6744, foi fotografada por um telescópio no Observatório Europeu do Sul, no Chile. Ela fica a 30 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação sul de Pavo.
   O objeto é uma das maiores galáxias espirais próximas a Terra. É quase tão brilhante quanto 60 bilhões de sóis, e sua luz se propaga em uma grande área no céu, cerca de dois terços da largura da lua cheia .
   As manchas avermelhadas ao longo das espirais dessa galáxia, representam regiões onde novas estrelas estão  nascendo.
   A imagem foi criada pela combinação de quatro fotos tiradas por diferentes filtros que coletaram luz azul, verde-amarela e vermelha, e o brilho vindo de gás hidrogênio. Na nova fotografia esses filtros são mostrados como azul, verde, laranja e vermelho, respectivamente.
   Segundo os cientistas, se saíssemos de nossa galáxia para observá-la de cima, a partir do espaço intergalático, , essa visão seria bem próxima a da galáxia descoberta - braços espirais marcantes envolvendo um núcleo denso e alongado e um disco de poeira.
   A principal diferença entre as duas galáxias é o tamanho. Enquanto a nossa galáxia é 100.000 anos-luz de diâmetro, a galáxia "gêmea" tem um diâmetro quase duas vezes maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário