sexta-feira, 17 de junho de 2011

A Doença do Morto-Vivo



   Catalepsia Patológica é uma doença muito perturbadora. O paciente, devido a doenças nervosas, debilidade mental, histeria, intoxicação e alcoolismo, permanece imóvel, e com os sinais vitais um pouco desacelerados. O paciente parece que realmente está morto. Alguns até ficam pálidos.
   No passado, pessoas que tiveram catalepsia patológica, foram enterradas vivas, pois a doença era desconhecida e a tecnologia da época não conseguia detectar tal fato.
   O mais assustador é que o paciente, apesar de estar totalmente imóvel, consegue ouvir e ver tudo. Imagina o desespero dessas pessoas quando dadas por mortas.
   Essa doença é rara e dura de cerca de minutos a dias. Sua causa é desconhecida. A origem do problema pode ser tanto externa, como um traumatismo craniano, quanto congênita, como uma má formação em alguma região cerebral. Alguns especialistas afirmam que se trata de uma manifestação de esquizofrenia ou histeria, no segundo caso, relacionado a problemas emocionais. Além disso, ocorre em pacientes com distúrbio do sono e, pode ainda, ser um tipo de manifestação de epilepsia, em que a pessoa fica imóvel, ao invés de ter convulsões.
   A catalepsia patológica não pode ser confundida com a catalepsia projetiva, que é a paralisação do corpo enquanto estamos sonhando.

2 comentários:

  1. Já sabia dessa, muito interessante e perturbador ao mesmo tempo.


    xD~~

    ResponderExcluir
  2. Essa doença pode ser farsada,como nas novelas,os médicos dão repouso,ou fazem tratamentos?

    ResponderExcluir