terça-feira, 14 de junho de 2011

De Que São Feitas as Unhas?

   As unhas são feitas de uma proteína chamada queratina e as substâncias que ajudam o corpo a fabricá-la vem das plantas. A propósito, as unhas são feitas do mesmo material que os cascos de cavalo, esporões de pássaros, penas, chifres de bois, garras de urso e até cabelo.
   Suas unhas crescem como cabelo. Elas crescem de uma raiz que está no início de suas unhas. Esta é a única parte de sua unha que está viva. A parte que aparece nos seus dedos está morta. Por isso, quando cortamos as unhas, não sentimos dor. Mas quando você arranca a unha, dói, pois você abriu a raiz viva.
   As proteínas são parte de quase tudo em nosso corpo, mas não conseguimos sintetizá-las sem as plantas. As proteínas são feitas de aminoácidos e os animais não podem produzir aminoácidos por si mesmos. Esses ingredientes vem da ingestões de plantas ou outros animais que comeram plantas.
   Se você examinar pedaços de unhas de perto, usando um microscópio, poderá ver as fibras de proteína.
   Os especialistas advertem pessoas que frequentam salões de beleza e clínicas de podologia sobre os riscos de tomarem o caminho errado na hora de tratar de uma lesão nas unhas. O certo é procurar, primeiro, um dermatologista.
   Dicas:
   Para as unhas crescerem fortes e saudáveis é necessário beber bastante leite e outras fontes de cálcio: A unha é feita exclusivamente de proteínas, então, ao invés de leite, para as unhas crescerem fortes e saudáveis, precisamos ingerir carnes e outros alimentos proteicos, além de fontes de vitaminas do complexo B e as hortaliças verdes. O excesso de esmalte pode ser a causa do enfraquecimento das unhas, que ficam rugosas e apresentam estrias verticais em sua superfície. Os especialistas afirmam que, para evitar esse tipo de problema, é importante deixá-las ao natural pelo menos uma semana por mês. Sete dias longe do esmalte, acetona, alicate e lixa, fazem com que a unha recupere seu brilho e impede que ela se quebre com facilidade.

Um comentário:

  1. Eu vivo fazendo a unha e ela sempre quebra agora eu sei o pq!

    ResponderExcluir