domingo, 5 de junho de 2011

Como surgem as verrugas?


   As verrugas são lesões causadas pela ação de um vírus chamado Papiloma Vírus Humano (HPV). Elas apenas podem aparecer no nosso corpo se tivermos contato direto com uma pessoa que tenha sido contaminada por esse vírus, e são mais de 80 tipos de PApiloma Vírus Humano que causam essas lesões na pele.
   Para entendermos como esses microorganismos formam as verrugas, é preciso saber que a pele humana é constituída por 3 camadas: epiderme, derme e hipoderme. As duas primeiras apresentam uma região em que se encaixam uma à outra. O Papiloma Vírus Humano faz com que a porção da derme que se encaixa com a epiderme, cresça para fora, formando as verrugas.
   As verrugas virais são mais comuns em crianças e adolescentes ou em pessoas com deficiência da imunidade, como as que fizeram transplantes de órgãos ou tem o vírus HIV.
   Apesar das verrugas serem lesões benignas, elas devem ser removidas por um dermatologista, que, para isso, usa substâncias cáusticas, nitrogênio líquido ou curetagem. O acompanhamento profissional é indicado para evitar inflamações, infecções, lesões de outras partes da pele e a transmissão do vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário