domingo, 5 de junho de 2011

Como e Por que os Camaleões Mudam de Cor?


   Ser confundido com o ambiente é uma estratégia de caça e defesa. Ao assumir a cor do local onde está, como uma folhagem, um galho ou tronco de árvore, o camaleão se camufla para capturar insetos e não ser vistos por seus predadores, como cobras e aves de rapina.
   As células que dão cor ao camaleão, são chamadas de cromatóforos. Cada cromatóforo tem pigmentos de uma cor diferente. Os cromatóforos possuem quatro camadas, cada uma com grãos de pigmentos diferentes. A concentração desses grãos é regulada por hormônios transportados pela corrente sanguínea.
   Em cada camada, os pigmentos ficam numa membrana elástica. Quando ela se expande, os pigmentos se espalham, trazendo o colorido. Quando se contrai, os grãos se agrupam e os resultado é a transparência. A aparência final vem da combinação das tonalidades das camadas.
   Um camaleão cego provavelmente não sobrevive muito tempo na floresta, já que não poderia ver a caça ou o predador. Ele morreria de fome ou seria comido rapidamente por outros animais logo após a eclosão do ovo. Se ficar cego depois de adulto, morrerá pelos mesmos motivos. Sem ver a luz, o cérebro não dá comandos para imitar o ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário