terça-feira, 7 de junho de 2011

Como as Abelhas Produzem o Mel?


   Uma abelha inicia o processo de produção de mel, quando colhe o néctar de uma planta. Essas abelhas são chamadas Ablehas Campeiras. Além de uma espécie de bomba de sucção elas possuem uma região no estômago reservada para a estocagem do néctar. O néctar é uma maneira de encorajar insetos a visitar uma flor. No processo de colher o néctar, o inseo transfere grãos de pólen de uma flor para a outra, polinizando-a.
   Quando as abelhas retornam à colmeia, transferem o néctar coletado para as Abelhas Engenheiras. Elas tomam o néctar das Abelhas Campeiras, estendendo a tromba (uma parte alongada da boca) e sugando rapidamente. Ela manipula o mel dentro da boca e vai para uma parte da colmeia onde o produto será estocado. Com a cabeça erguida por várias vezes, estica e retrai a tromba. Esse processo expõe a gota de néctar a ação do ar e provoca a sua evaporação, resultando num produto mais concentrado para só aí ser depositado na célula (favo).
   Durante esse processo de retirada da humidade, as abelhas introduzem através da saliva, enzimas como a invertase, que converte o açúcar do néctar em outros açúcares: glicose e frutose, e a glicose oxidase, que convertem glicose em ácido glicônico, o que torna o mel ácido e protege contra as bactérias que o fariam fermentar. Uma vez depositada e preenchida a respectiva célula, esse produto, que ainda não é mel, será lacrado com cera, pelas abelhas, e só depois de 48 horas, haverá o mel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário