domingo, 29 de maio de 2011

Os 10 Maiores Animais Marinhos

1 - Baleia Azul (30 metros):


    A Baleia Azul vive em todos os oceanos. Seus mergulhos costumam durar de 3 a 10 minutos, mas podem chegar até 30 minutos. A velocidade com que nada varia  de 5 a 15 Km/h, mas pode chegar a 30 Km/h quando foge da Orca, seu principal predador.
   Sua alimentação baseia-se praticamente de pequenos crustáceos. Uma baleia adulta pode comer até duas toneladas de crustáceos por dia.
   Com 150 toneladas e cerca de 30 metros de comprimento, a Baleia Azul foi duramente caçada na primeira metade do século 20. Por isso, até hoje, ainda é considerada uma espécie ameaçada de extinção.


2 - Água-Viva Juba-de-Leão (30 metros):

    Essa Água-Viva vive no Atlântico Norte. Seu ataque normalmente não é fatal, mas é muito doloroso.
    Ela tem 2 metros de diâmetro, mas seus tentáculos atingem 30 metros.










3 - Tubarão-Baleia (18 metros):

  O Tubarão-Baleia vive em mares temperados e quentes. Dentro do grupo dos peixes, o Tubarão-Baleia é o número 1, podendo chegar a ser três vezes maior que o Tubarão-Branco. Apesar do tamanho, é inofensivo para os seres humanos, pois ele se alimenta de plâncton, pequenos peixes e lulas.


4 - Lula Colossal (13 metros):

   A Lula Colossal vive na Antártida. Só foi descoberta em 1925, quando tentáculos dela foram encontrados no estômago de uma baleia Cachalote.    É rara de ser vista, pois vive em profundidades abissais.










5 - Orca (8 metros):

   A Orca vive em todos os oceanos. Apesar de ser conhecida como "baleia assassina", a Orca é, na verdade, um golfinho - o maior deles. Ela recebeu esse apelido por seu tamanho avantajado e por ser uma voraz predadora que caça pinguins, focas, leões-marinhos, peixes e até outros golfinhos.


6 - Crocodilo Poroso (7 metros):

   Por viver em rios e pântanos, o Crocodilo Poroso não é um bicho exclusivamente marinho, mas ele é visto com muita frequência em águas rasas de mares -  por isso também é chamado de Crocodilo-Marinho. É o maior réptil encontrado em água salgada.




7 - Elefante-Marinho (6,5 metros):

   O Elefante-Marinho vive no Pacífico Norte e Antártida. É o maior animal entre os mamíferos aquáticos pnípedes - grupo que inclui as focas e as morsas. Os machos da espécie podem pesar 3,5 toneladas e são agressivos. Na hora do rango, caçam peixes, lulas e polvos.


8 - Serpente Marinha (2,5 metros):

   A Serpente Marinha vive em mares do Sudeste Asiático e da Austrália.
   Seu veneno chega a ser mais poderoso do que o das cobras terrestres.    
   Seu alimento básico são os peixes.






9 - Tartaruga-de-Couro ( 2,1 metros):

   A Tartaruga-de-Couro vive em mares tropicais. Pode pesar mais de 500 quilos e acredita-se que tenha surgido no planeta há mais de 1 milhão de anos. Capaz de mergulhar a 1.200 metros de profundidade, ela faz longas travessias oceânicas e só volta à costa para colocar seus ovos.


10 - Estrela-do-Mar (1 metro):

   A Estrela-do Mar vive no Pacífico Norte. Com 96 centímetros de diâmetro, um exemplar dessa Estrela-do-Mar foi encontrado no fundo do Oceano Pacífico em 1986. Existem quase 2 mil espécies desse invertebrado no mundo, mas quase todas são bem menores - tem cerca de 20 a 30 centímetros em média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário