quinta-feira, 26 de maio de 2011

Como funcionam as emoções..

   Todos os nossos sentimentos e emoções tem a sua origem no interior profundo do cérebro, no Sistema Límbico.
   As técnicas de neuroimagem funcional permitiram mapear as regiões cerebrais ativadas e desativadas durante a paixão e o amor. As áreas cerebrais envolvidas passam a apresentar maior irrigação sanguínea, metabolismo mais intenso e maior atividade dos neurônios. As estruturas cerebrais envolvidas na paixão são a Amígdala e o Córtex Pré-frontal. A Amígdala é responsável pelos nossos sentimentos primitivos como medo, raiva, euforia, tristeza. O Córtex Pré-frontal é responsável pelo discernimento da razão. Na fase inicial da paixão ativamos a Amígdala e desativamos o Córtex Pré-frontal, portanto existe uma gama de sentimentos primitivos misturados, com ausência total de razão.
   Dependendo dos indivíduos envolvidos, uma experiência de paixão desenfreada pode provocar alterações de humor semelhante à provocada por drogas como a cocaína e a anfetamina. (Não use drogas, se apaixone!)        


   Uma lesão no Sistema Límbico não nos permite ver se as outras pessoas estão a expressar raiva ou tristeza. E não poderemos sentir medo se ouvirmos sons assustadores à noite. As emoções tem por base os sinais nervosos a partir dos sentidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário